Sobre o Electrocat

O Electrocat é um software de catálogo eletrônico baseado na Web, desenvolvido especialmente para atender às necessidades de uma indústria.
 
1. Solicite uma demonstração agora mesmo

A primeira coisa a fazer é solicitar uma demonstração por e-mail ou por telefone. (clique aqui para solicitar uma demonstração).

Um Parceiro de Negócios ou Engenheiro de Produtos qualificado entrará em contato com você para avaliar qual versão melhor atenderá as suas necessidades.

Em pouco tempo, ele habilitará o sistema e enviará os links e as informações de acesso para sua utilização.

A versão de demonstração é completa e não possui restrições de uso.

2. Abasteça com as informações de seus produtos

Após um breve treinamento via telefone/Internet, você ou a pessoa de sua empresa responsável pelo catálogo estará qualificada para realizar as atualizações de dados e imagens, abastecendo o sistema com as informações de seus produtos.

Você pode atualizar quantas vezes quiser e na hora que precisar.

3. Divulgue para sua equipe e ajuste às suas necessidades

Envie o link do catálogo para quem você desejar. Solicite opiniões e verifique a utilidade dos sistema.

Caso seja necessário, ajustes podem ser feitos nesta etapa, para garantir a maior utilidade possível para seus clientes.

4. Gostou? Basta recolher a anuidade e continuar utilizando!

Sua equipe e seus clientes aprovaram? Basta solicitar a emissão do boleto, recolher a anuidade e continuar utilizando.

Publique o link do catálogo na sua página da Internet e divulgue a todos seus clientes e ao mercado.

Para atualizar o banco de dados

1. Atualize os dados de seu catálogo em planilhas de Excel

Para cada tipo de informação, existe uma planilha padrão específica. Você apenas utiliza aquelas e os campos que interessam à sua empresa. As planilhas podem ficar em seu computador ou você pode levá-las em um pendrive e atualizá-las de onde desejar.

2. Faça upload das planilhas

Através de uma área administrativa segura, você sobe as planilhas atualizadas para sua área, no Servidor do projeto. Lá, elas ficarão armazenadas e poderão ser processadas ou acessadas, a qualquer momento, via Web.

3. Selecione a planilha desejada e processe as informações

Selecione a planilha que deseja processar, escolha a operação e mande o Servidor executar. Repita esta operação com todas as planilhas que desejar atualizar.

Pronto, seu catálogo está atualizado

Imediatamente após o processamento no banco de dados, a atualização daquela planilha está operante e o próximo usuário que acessar o catálogo já terá acesso às informações atualizadas. Se desejar, poderá, inclusive, exportar os dados desejados em excel, csv ou txt, tanto para consulta, como para atualizar seu sistema de informações.

Atualize quando quiser, quantas vezes quiser

Não existem motivos para manter seu catálogo desatualizado. Descobriu um erro ou precisa lançar uma informação nova? Em poucos minutos, você executa as operações e garante a todo seu canal de vendas informações precisas e confiáveis.

Para atualizar as imagens ou fotos de produtos

1. Ajuste o tamanho e o nome das imagens

Existe um tamanho e proporção padrão para que o catálogo exiba com qualidade as imagens. O nome da foto deve ser igual ao código do produto a que pertence. É possível associar várias fotos a um mesmo produto.

2. Faça upload das imagens

Através de uma área administrativa segura, você sobe as imagens dos produtos para sua área do projeto.

Pronto, seu catálogo está atualizado

Imediatamente após o upload, as imagens já estão disponíveis e o próximo usuário que acessar o catálogo já visualizará as imagens atualizadas.

Totalmente Online

Estamos na era da Internet. Seus clientes não precisam ficar presos a um mesmo computador para acessar suas informações. Chega de irritantes downloads, instalações e mais downloads intermináveis para atualização.

Ofereça maior liberdade de acesso e de uso.

100% acessível por todos os navegadores e sistemas operacionais do mercado (Windows - Microsoft, OSX - Apple e Linux). Se o dispositivo acessa a Internet, então seu catálogo também está acessível.

Power Server

Todo nosso sistema roda em servidores especialmente configurados para a máxima performance da aplicação e do banco de dados. Não é necessário instalar nada em nenhum servidor de sua empresa. Basta configurar o sistema e disponibilizar o link em seu site.

Multidispositivos / Multiestético com tela seletora de dispositivos

O mundo dos negócios utiliza cada vez mais smartphones e tablets no seu dia a dia. Estar fora deste mundo é estar fora dos negócios.

Tela seletora: Ofereça aos seus usuários um único link, com as várias opções de acesso ao seu catálogo. O próprio usuário escolhe a versão específica para o seu dispositivo.

Cada versão é especialmente desenvolvida para a melhor desempenho e o melhor aproveitamento estético em cada ambiente.

100% acessível por todos os principais dispositivos móveis do mercado (Apple, Samsung, Blackberry, Motorola, LG, Sony, Nokia) e por todos os sistemas operacionais existentes (IOS - Apple, Android - Google, Windows Mobile, Symbian - Nokia).

Integração com QR Code

O QR Code tem se tornado cada vez mais prático para os que utilizam tablets e smartphones.

Disponibilize o QR Code com o link do seu catálogo em sua comunicação visual, para facilitar o acesso imediato de seus clientes.

Você também pode gerar QR Codes específicos para cada produto. Desta forma, ao abrir o link, o sistema carregará automaticamente a página de detalhes daquele produto, agilizando o acesso do mercado a dados específicos.

Imprima o QR Code dos produtos em suas próprias etiquetas de embalagens e garanta acesso aos seus dados, para toda a sua cadeia comercial, do distribuidor até o cliente.

Administração via Web: Atualização imediata

Sua empresa mantém total controle das atualizações, sem intermediários. Faça a atualização via Web através de área administrativa protegida. Atualize de onde você estiver, a qualquer hora, quantas vezes precisar.

Subiu o arquivo, atualizou, já está no ar!

Fácil manutenção de dados

Faça sua manutenção e atualização de dados em lote, fácil e rapidamente, através de planilhas Excel© (xls ou xlsx). O sistema admite gravação de planilhas com até 1 milhão de linhas, no formato csv.

As planilhas ficam armazenadas no servidor, para sua utilização e manipulação, a partir de qualquer lugar.

Documentação abrangente dos dados dos seus produtos

O sistema possui uma ampla gama de campos para documentar todas as informações relativas ao seu produto.

Esta imensa variedade de campos técnicos e comerciais estão à sua disposição. Você decide o nível de detalhamento de sua documentação.

As planilhas são autoexplicativas e divididas por grupos de informações, que simplificam o trabalho de manutenção e tornam seu dia a dia muito mais fácil.

Vários campos possuem tratamento inteligente, visando facilitar mais ainda o seu trabalho (replicação de aplicação, combinações multiplicativas de tamanhos/cores/ padrões).

Quanto mais você documentar seu produto, mais poderosas se tornam suas pesquisas, facilitando a vida dos que utilizam seu catálogo.

Telas de pesquisas configuráveis e de alta performance

Quanto mais poderosas forem as opções de pesquisa, mais útil seu catálogo se torna para o mercado.

Nosso sistema possui as principias formas de pesquisa de dados, que podem ser personalizadas para sua empresa:

Pesquisa por texto digitado: Em um único campo, você digita as palavras ou parte delas e o sistema varre todo o banco de dados em busca dos produtos que contenham aquele conjunto de valores. O sistema permite que se associem palavras-chave extras a cada produto, para facilitar os usuários a encontrarem o que procuram.

Pesquisa por autofiltro: Utilizando a exclusiva tecnologia Power Code, nossas telas de pesquisa por autofiltro são capazes de lidar com grande número de campos e imensas quantidades de dados, fornecendo respostas precisas e rápidas, evitando buscas vazias.

Temos uma grande variedade de telas de pesquisa prontas, mas podemos personalizar telas adequadas às necessidades de sua empresa.

Fotos e imagens do produto sem limites

Cada produto pode conter um álbum de fotos e outro de desenhos técnicos.

Associe quantas imagens desejar aos seus produtos. Não existe limite de número de arquivos, portanto, você pode exibir seus produtos em diversos ângulos e detalhes.

Basta nomear corretamente os arquivos em relação a um padrão do sistema, fazer o upload na área administrativa e pronto, as fotos já estão no ar. Você pode fazer upload de vários arquivos de imagem em um único arquivo compactado no formato zip, se desejar economizar tempo.

OPTIMAGE: Otimizador de imagens de produtos

Após terminar o upload, nosso servidor, automaticamente, otimiza e redimensiona as imagens para 3 tamanhos diferentes. Cada área do catálogo acessa as imagens com o tamanho mais adequado à sua estética. Esta função tem por objetivo aumentar a velocidade de carga das páginas e minimizar o tráfego, especialmente em dispositivos móveis, que pagam pelo volume de dados.

Acervo técnico e comercial

Além de fotos, você também pode associar a um produto vários arquivos, em diferentes formatos. Chamamos esta biblioteca de Acervo Técnico.

Graças a esta área, você pode disponibilizar a todos seus clientes: manuais, vídeos de treinamento, material técnico, apostilas, tabelas ou qualquer outro material que seja de utilidade e esteja relacionado àquele produto.

Mural de avisos

Você pode exibir um álbum de imagens, no momento da abertura do catálogo. Este álbum serve como um mural de avisos aos seus usuários. Cada imagem pode estar associada a um link externo, caso seja sua vontade. O usuário pode navegar entre vários avisos, através das setas de avançar e voltar.

Utilize esta ferramenta para notificar os usuários sobre suas promoções, lançamentos, notícias, eventos, treinamentos, downloads de arquivos de trabalho e o que mais você precisar.

O grupo de imagens do mural é específico para cada tipo de dispositivo, evitando problemas de legibilidade, quando abertos em formatos diferentes de tela.

Arquitetura Multi Catálogos: Master/Slave Segmentados

Este é uma ferramenta de alto nível e atende principalmente necessidades de holdings, multinacionais ou empresas multimarcas, que possuem várias linhas de produtos ou que atuam em vários mercados e precisam de vários catálogos diferentes.

O recurso permite que a empresa mantenha os dados de todas as linhas de seus produtos atualizados em um único catálogo central (Master).

Configura-se então todo o conjunto de subcatálogos (Slaves), com suas respectivas identidades visuais, apontando para o banco de dados central, mas que apenas exibem informações dos produtos ou linhas permitidos através de um filtro de dados (marca, lista de produtos ou aplicações).

Esta arquitetura permite a otimização do trabalho de manutenção de dados, enquanto atende, de forma prática, toda complexidade comercial da empresa.

Acesso restrito a usuários autorizados

É possível restringir o acesso a um catálogo, configurando-se esta opção e cadastrando-se uma lista de usuários e senhas, com suas respectivas datas de validade.

Esta opção é muito utilizada para proteger o acesso a dados internos ou confidenciais.

Uma empresa pode ter dois ou mais catálogos, com diferentes configurações, de forma que a versão aberta ao público exiba apenas áreas e dados permitidos, enquanto outra versão, protegida por senha, exiba os dados confidenciais ou possua mais recursos.

Versões em outros idiomas

Nosso sistema possui interface nos principais idiomas (português, inglês e espanhol), mas é possível atender outras solicitações de idiomas que forem necessários.

Um dos maiores desafios a quem exporta é manter os dados dos catálogos atualizados em vários idiomas, no menor tempo possível.

Para simplificar esta tarefa, disponibilizamos a ferramenta Data Changer. Ela ajuda a manter um dicionário de tradução acumulativo de campos, de modo que textos iguais só são traduzidos uma única vez. A cada nova atualização de dados, você só precisa traduzir os novos campos, reduzindo o trabalho de checagem.

Uma vez atualizado o dicionário de campos, com apenas um botão, você dispara a atualização do banco de dados, para todas as outras áreas de idiomas.

Ferramentas de produtividade

Vivemos em um mundo digital e, a cada dia, novos recursos surgem para economizar tempo e aumentar as vendas de sua empresa.

A consulta ao catálogo é apenas uma etapa na solução do problema de seu cliente. Cada pessoa, ao fazer uma consulta, tem necessidades específicas e, pensando nisto, disponibilizamos uma série de ferramentas para aumentar a produtividade de seus clientes.

Após fazer uma consulta, é possível:

  1. Criar, salvar e abrir listas de produtos;
  2. Exportar dados em vários formatos (xls, xlsx, csv, txt). Esta função permite realizar integração digital com os sistemas das empresas do seu canal de negócios;
  3. Impressão com layouts personalizáveis;
  4. Enviar listas de produtos por e-mail;
  5. Enviar pedidos formatados por e-mail, possibilitando a integração com seu sistema de ERP.

Novas funções sob encomenda

Nosso sistema possui arquitetura flexível e é possível desenvolvermos recursos e ferramentas especiais para as necessidades de sua empresa.

 
1 Quais são as principais características do Electrocat?
O Electrocat é um sistema padronizado, que tem por objetivo atender às principais necessidades de catálogo eletrônico das indústrias:
  1. Facilidade de manutenção e atualização dos dados para a empresa;
  2. Facilidade de utilização e exportação de dados para quem consulta.
2 Qual a vantagem de se utilizar um sistema padronizado de catálogo?
  1. Baixo custo em relação a sistemas encomendados;
  2. Maior qualidade técnica em função da maior experiência dos desenvolvedores;
  3. Maior facilidade de uso por parte do cliente ao utilizar ferramentas de várias indústrias com mesmas características;
  4. Menor dependência de fornecedores ou funcionários internos;
  5. Garantia de suporte e novas versões da empresa desenvolvedora.
3 Por que o sistema Electrocat é comercializado apenas por anuidade?
Por 3 razões:
  1. Nossos principais custos também são negociados e pagos anualmente, com descontos especiais, reduzindo nossos valores;
  2. Porque o valor do sistema é relativamente baixo. A cobrança única nos ajuda a reduzir o volume de trabalho e custos administrativos relativos à emissão de boletos, tarifas bancárias, funcionários administrativos e financeiros, permitindo oferecer valores ainda menores aos clientes;
  3. Quem trabalha com documentação de produtos sabe que o plano de verbas e de ações de uma indústria é anual. Leva tempo para abastecer plenamente de informações e atualizar um catálogo online. Depois que a ferramenta está no site, o mercado espera poder contar com esta ferramenta por longos períodos. Assim, o período de um ano é bem curto em relação às atividades relacionadas à sua manutenção e uso.
4 Os upgrades de sistema e melhorias são cobrados à parte?
Depende. Cada novo recurso tem uma política diferente, mas de forma geral os novos recursos são concedidos sem custo adicional a todos os clientes que estiverem ativos na data do lançamento. Esta é uma forma de agradecer pelo apoio, pois são os clientes ativos que nos permitem continuar trabalhando no aprimoramento do sistema.

5 É possível solicitar modificações ou personalizações?
Sim, é possível, mas cada solicitação é analisada cuidadosamente antes de definirmos o destino do pedido:
  1. Benfeitoria geral: Caso a solicitação seja considerada um aprimoramento que beneficia o projeto de forma geral, a solicitação será aceita, inserida em nossa programação e será incorporada ao plano de serviços, sem custo adicional ao cliente;
  2. Personalização: Caso a solicitação seja considerada muito particular e não prioritária para o momento do projeto, será apresentado um orçamento à parte, juntamente com seu prazo de produção;
  3. Não aplicável ao sistema: Caso a solicitação seja considerada fora do contexto do projeto, inviável tecnicamente ou apresentar outra restrição significativa, informaremos que o pedido não é aplicável ao sistema e portanto não existirá plano de ser desenvolvida.
6 A equipe do Electrocat presta serviços de consultoria, digitação e fotografia?
Sim, ocasionalmente realizamos estas atividades. Entendemos que, para certas indústrias, uma consultoria plena pode ser útil, principalmente na fase de implantação. Quando isso nos é solicitado, apresentamos um orçamento à parte para este trabalho.

Mas nosso interesse é justamente que a indústria seja independente e faça ela mesma suas atualizações. Esta é a grande vantagem do nosso sistema. Uma consultoria externa pode chegar a custar várias vezes o preço da anuidade. Portanto, esta é uma opção e decisão da própria indústria.
1 Em que plataforma é desenvolvido o Electrocat?
O Electrocat foi desenvolvido em PHP com banco de dados MySQL, roda em ambiente Linux e utiliza componentes de Javascript baseados na biblioteca jQuery. Entretanto, ele está constantemente sendo atualizado em relação às novas tecnologias pelos desenvolvedores.

2 As várias versões do software (Automotiva, Calçados, Revestimentos, Construção, etc.) são diferentes?
Não, o sistema é o mesmo. Porém, a arquitetura do sistema, do banco de dados e das nomenclaturas de campos é ampla e flexível, abordando necessidades diferentes de vários segmentos de mercado. O que muda é a configuração geral da versão. Cada versão possui uma configuração que deixa disponível no sistema apenas os recursos que aquele segmento necessita, sem sobrecarregar o projeto com informações fora de seu contexto comercial.

3 É possível hospedar o sistema em meu provedor?
Não. O sistema não é como um website ou um aplicativo para web. O Electrocat é atualizado e administrado pelos nossos desenvolvedores de forma centralizada e para seu correto funcionamento são necessárias hospedagens especiais, tanto para o motor de busca, como para o banco de dados.

4 Por que a manutenção é feita em planilhas de Excel?
Por várias razões:
  1. Formato universal: O Excel é um software consagrado e amplamente conhecido. Podemos afirmar que é uma ferramenta indispensável para o dia a dia das empresas. De modo geral, as pessoas responsáveis por documentação de produtos conhecem o software e já utilizam o formato para armazenar suas informações. Em praticamente qualquer computador ou dispositivo móvel, hoje até em celulares, é possível abrir e editar uma planilha Excel;
  2. Agilidade: A planilha eletrônica oferece uma série de recursos de produtividade que as pessoas já estão acostumadas. Funções como copiar e colar células, duplicar linhas, substituir valores, localizar, autofiltrar, dentre outras, já fazem parte do cotidiano de quem trabalha com planilhas e agilizam enormemente o trabalho de manutenção;
  3. Flexibilidade: Uma indústria com várias linhas de produtos pode administrar os dados de cada linha em um conjunto de arquivos independentes, para facilitar sua manutenção. Ou, quando a indústria possui vários engenheiros de produto, cada um pode administrar seus dados independentemente dos outros. No final, todas as informações se encontram dentro do banco de dados, formando um conjunto único;
  4. Segurança: A indústria não fica refém do nosso Servidor Web pois os dados ficam sempre de posse da empresa. Eles sempre poderão ser utilizados pela indústria para qualquer outro fim.
5 Qualquer pessoa da empresa pode atualizar e operar o sistema?
O catálogo de uma indústria é o coração do seu processo de vendas. É claro que a escolha da pessoa que vai realizar as operações deve ser feita à altura desta responsabilidade.

Os seguintes requisitos são considerados altamente desejáveis para quem vai realizar as atividades de manutenção:
  1. Conhecimento técnico profundo dos produtos da empresa;
  2. Boas habilidades de escrita e português;
  3. Facilidade no uso e aprendizado de softwares, Excel e navegação em Internet;
  4. Disciplina e organização;
  5. Acesso e colaboração dos diversos departamentos da empresa.
6 É preciso fazer um curso ou treinamento para operar o sistema?
O sistema foi concebido para ter operação simples e auto-explicativa. No entanto, sempre fornecemos um treinamento (realizado via telefone/internet) ao operador responsável. Também enviamos material de auxílio para consulta.

Uma pessoa com as facilidades descritas no item anterior não terá nenhuma dificuldade em entender o processo. É claro que, com o tempo, as rotinas vão se tornando familiares e o operador saberá a melhor forma de utilizar os recursos, em favor de sua empresa.

7 O Electrocat também serve como um sistema de e-commerce?
O principal talento do Electrocat é servir como catálogo eletrônico, portanto, nossa equipe de programação está focada no aprimoramento das capacidades de documentação, entrada, interface de pesquisa, exibição e saída de dados.

Entretanto, já estamos em contato com uma série de empresas que possuem sistemas maduros de e-commerce (fluxo de vendas, cesta de compras integrados à rede bancária e cartões, workflow de pedidos, entre outros), visando a integração dos produtos. Assim que homologarmos parceiros para esta solução, informaremos a todos os clientes ativos.

8 Existe uma versão em CD ou instalável no computador do Electrocat?
CDs geram custo, exigem logística e os dados ficam defasados muito rapidamente. Hoje, todos os principais clientes das indústrias possuem bons computadores e banda larga. Não faz mais sentido instalar vários catálogos em um computador se, no site das indústrias, as informações estão constantemente sendo atualizadas.

Além disto, através da Internet, os dados estão disponíveis para todos, inclusive usuários de Linux, Macintosh ou através dos vários dispositivos hoje existentes.

No momento, estamos concentrados em melhorar a tecnologia para Web, que é a mais importante de todas. Entretanto, caso esta solução volte a ter importância para nossos clientes, certamente incluiremos este perfil de produto nos planos gerais do projeto.